O impacto do facebok em sua vida profissional


(Imagem: Pixabay) 



Como se sabe, o Facebook é a maior rede social de todos os tempos, os números que os digam, são bilhões de usuários ativos usando a rede tanto para o uso pessoal quanto para o uso profissional, usando tanto para o lazer quanto para o trabalho. São universos diferentes unidos em uma só  rede.


Quem não usa o Facebook, quando se está de folga ou de férias, para tratar de trabalho?? Quem não usa o Facebook, no trabalho, para tratar da vida pessoal?? Quem não usa o Facebook para procurar emprego, fazer networking e divulgar serviços?? E quem não usa o Facebook para tratar de assuntos profissionais e/ou pessoais com os colegas de trabalho, com outros empreendedores e com outros profissionais de sua área??


É... O Facebook veio para facilitar nossas vidas e nossas interações interpessoais no pessoal e no profissional e nosso crescimento na profissão.  


O Facebook é usado para...

- Os recrutadores "investigarem" os candidatos a uma vaga; 

- Os candidatos a uma vaga pesquisarem sobre as empresas;

- Networking e conseguir uma indicação para um emprego e/ou para ter contatos com outros profissionais;

- Divulgar e oferecer serviços e produtos; 

- Conquistar novos clientes para o seu negócio próprio; 

- Divulgar seu trabalho através de uma página.



Alguns cuidados que você precisa tomar para que o Facebook não se torne uma armadilha...

1. Tenha bom senso ao escolher as fotos de perfil e de capa: Você pode não acreditar, mas uma foto passa sensações boas e ruins, simpatia e antipatia, seriedade e desconfiança.


2. Cuidado ao postar: O Facebook é uma rede onde se pode postar imagens, fotos, textos, vídeos, frases... Enfim, inúmeras coisas. Preste atenção para não causar polêmicas; fazer algum tipo de apologia; falar mal das pessoas, principalmente do chefe ou ex-chefe e de colegas de trabalho; falar mal do antigo e do atual trabalho; insistir na reclamação de que está desempregado e que precisa de ajuda; falar mal das entrevistas pelas quais passa.


3. Procure fazer o bom uso da língua portuguesa nas postagens: As redes sociais sociais, no geral, nos trazem a possibilidade de escrever mau, errado e no "internetês", mas quando se trata de vida profissional temos que ter bastante atenção para não passar um imagem negativa e de um mau profissional. Neste LINK estão os erros mais comuns cometidos no português.


4. Saiba conversar: O Facebook também é uma rede onde se pode trocar mensagens e se ter uma conversa, e em se tratando do profissional não é possível ser informal. As pessoas estão prestando mais atenção na escrita e em como elas se comunicam, por isso qualquer erro pode ser prejudicial à sua imagem. Não deixar o contato muito tempo esperando por uma resposta e ser educado também faz parte do saber conversar.


Sabendo como usar esta ferramenta a seu favor você ganha visibilidade, credilidade e tens uma ótima marca pessoal. Se usada contra terás o efeito contrário e ainda serás mal visto no mercado de trabalho. 




O Facebook, assim como as demais redes sociais, só traz benefícios para quem tem propósitos. 





Por Franciane Torres.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como fazer um PLANO DE CARREIRA simples e eficaz!

Amigo secreto da empresa?? Dicas de como participar!!

Exemplo de currículo para primeiro emprego.