A empatia e seu questionamento.



Dia desses estava eu a pensar sobre empatia, que é a capacidade de entender-mos as nossas próprias emoções e as emoções das outras pessoas, nos colocando, assim, nos lugar delas, quando me veio o seguinte questionamento: Entendendo o que a outra pessoa está passando, as emoções as quais ela está sentindo, posso eu ficar triste ou cobrar pelos atos falhos para com minha pessoa seja em qual área for?? 


É...situação difícil essa, por que se fico triste e cobro sou chamada de insensível e se entendo e sou complacente continuo triste e querendo ser recompensada. Será que há algum jeito de resolver este "conflito" comigo mesma sem parecer insensível e continuar triste??  


Você já passou por este questionamento??

A empatia é uma das habilidades mais importantes e que deve ser desenvolvida e aprimorada sempre. Além disso, devemos ter muito cuidado para que não fazer julgamentos ou criticas negativas. Cada pessoa reage de maneira diferente as emoções, reage de maneira diferente em situações adversas.


A melhor maneira de desenvolver e aprimorar a empatia é se autoconhecendo e conhecendo bem as pessoas.  


A empatia está presente ao...
  • Ouvir.
  • Dar conselhos e opiniões.
  • Ser complacente.
  • Dar atenção.
  • Ajudar de alguma forma.
  • Entender e aceitar. 


Ter empatia só traz benefícios na carreira, no trabalho, no emprego e no mundo dos negócios. Dependemos das pessoas para dar certo o que desejamos, para termos um ambiente de trabalho harmonioso e para não sermos demitidos. A empatia também envolve nosso comportamento.  



Saber se colocar no lugar do outro é necessário para o bom convívio em sociedade, bem como no mercado de trabalho. - Franciane Torres.




Texto escrito por Franciane Torres. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Amigo secreto da empresa?? Dicas de como participar!!

Como fazer um PLANO DE CARREIRA simples e eficaz!

Confraternização da empresa?? "Guia de sobrevivência"!