Saiba como se comportar na dinâmica de grupo na entrevista de emprego.
Dinâmica de grupo: há quem a odeie, há quem não goste, há quem a ache chata, há quem não entenda o porquê, há quem não saiba como se comportar e, muito menos, agir. Há...há...há...são vários "hás", até porque é na dinâmica que muitos candidatos não conseguem prosseguir na seleção e acabam se frustrando.
Alguns fatores que fazem com que você não se saia tão bem na dinâmica:
> Dar mais importância a entrevista individual não se preparando antes para a dinâmica.
> Não gostar de trabalhar em equipe.
> Usar gírias e/ou "matar" a língua portuguesa.
> Ser muito tímido e introvertido.
> Não se autoconhecer.
> Não compartilhar conhecimentos e experiências.
> Não ter empatia.
> Não ser resiliente.
> Não ter iniciativa, criatividade e curiosidade.
> Não saber resolver conflitos e não ter raciocínio lógico para resolver problemas.
> Não gostar de ajudar e de ouvir o outro.
> Gostar de mandar e não ter perfil de líder.
> Não estudar sobre a empresa e o cargo.
É...como você viu, são vários os fatores que fazem com que você não se saia tão bem assim na dinâmica. Então se prepare antes, procure se autoconhecer e procure adquirir as habilidades citadas, isso por quê...
Na dinâmica de grupo os recrutadores avaliam três principais pontos:
> Seu comportamento perante os outros participantes: Você vai estar entre pessoas, irá trabalhar em equipe, e na dinâmica os recrutadores avaliam se você tem perfil para trabalhar em equipe.
> Suas habilidades junto com as habilidades dos outros participantes perante situações envolvendo a empresa.
> Seu perfil de liderança.
A dinâmica pode ser, dentre várias maneiras, realizada através de:
> Estudo de casos envolvendo situações e/ou problemas do ambiente de trabalho.
> Brincadeiras envolvendo o engajamento e situações inerentes ao ambiente de trabalho.
Como agir numa dinâmica de grupo:
> Tenha e mantenha a calma durante toda a dinâmica.
> Não atropele a fala dos outros. Saiba a hora certa de falar.
> Ouça e aceite a opinião do grupo e não queira estar certo o tempo todo. Ser humildade e se colocar no lugar do outro é essencial.
> Interaja com os outros participantes.
> Ajude o grupo no que for preciso.
> Tenha atitude.
> Seja assertivo, persuasivo e conciso.
> Seja dinâmico.
> Estude sobre a empresa, o ramo, seus produtos, a missão, visão, e valores...Tudo sobre ela. Isso ajudará bastante no seu desempenho.
> Contribua dando opiniões e compartilhando seus conhecimentos e experiências nas questões envolvendo problemas no ambiente de trabalho.
> Seja otimista, autoconfiante e passe confiança.
1° emprego?? Confira neste infográfico como agir na dinâmica.
Texto escrito por Franciane Torres.
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