Saiba como se comportar na dinâmica de grupo na entrevista de emprego.


Saiba como se comportar na dinâmica de grupo na entrevista de emprego.
Dinâmica de grupo: há quem a odeie, há quem não goste, há quem a ache chata, há quem não entenda o porquê, há quem não saiba como se comportar e, muito menos, agir. Há...há...há...são vários "hás", até porque é na dinâmica que muitos candidatos não conseguem prosseguir na seleção e acabam se frustrando. 

Alguns fatores que fazem com que você não se saia tão bem na dinâmica: 


> Dar mais importância a entrevista individual não se preparando antes para a dinâmica. 
> Não gostar de trabalhar em equipe. 
Usar gírias e/ou "matar" a língua portuguesa.  
> Ser muito tímido e introvertido.
> Não se autoconhecer. 
> Não compartilhar conhecimentos e experiências. 
> Não ter empatia.
> Não ser resiliente.
> Não ter iniciativa, criatividade e curiosidade.
> Não saber resolver conflitos e não ter raciocínio lógico para resolver problemas. 
> Não gostar de ajudar e de ouvir o outro. 
> Gostar de mandar e não ter perfil de líder. 
> Não estudar sobre a empresa e o cargo. 

É...como você viu, são vários os fatores que fazem com que você não se saia tão bem assim na dinâmica. Então se prepare antes, procure se autoconhecer e procure adquirir as habilidades citadas, isso por quê...

Na dinâmica de grupo os recrutadores avaliam três principais pontos: 


> Seu comportamento perante os outros participantes: Você vai estar entre pessoas, irá trabalhar em equipe, e na dinâmica os recrutadores avaliam se você tem perfil para trabalhar em equipe.
> Suas habilidades junto com as habilidades dos outros participantes perante situações envolvendo a empresa.   
> Seu perfil de liderança.

A dinâmica pode ser, dentre várias maneiras, realizada através de: 


> Estudo de casos envolvendo situações e/ou problemas do ambiente de trabalho.
> Brincadeiras envolvendo o engajamento e situações inerentes ao ambiente de trabalho. 


Como agir numa dinâmica de grupo:  


> Tenha e mantenha a calma durante toda a dinâmica.
> Não atropele a fala dos outros. Saiba a hora certa de falar.
> Ouça e aceite a opinião do grupo e não queira estar certo o tempo todo. Ser humildade e se colocar no lugar do outro é essencial. 
> Interaja com os outros participantes. 
> Ajude o grupo no que for preciso. 
> Tenha atitude.
> Seja assertivo, persuasivo e conciso.
> Seja dinâmico.
Estude sobre a empresa, o ramo, seus produtos, a missão, visão, e valores...Tudo sobre ela. Isso ajudará bastante no seu desempenho.
> Contribua dando opiniões e compartilhando seus conhecimentos e experiências nas questões envolvendo problemas no ambiente de trabalho. 
> Seja otimista, autoconfiante e passe confiança.

1° emprego?? Confira neste infográfico como agir na dinâmica. 





Texto escrito por Franciane Torres.

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