Um simples e pequeno guia para quem deseja ter um negócio próprio.
Negócio, do latim "negotĭum" que é um vocábulo formado por nec e otium (“aquilo que não é lazer”). Trata-se da ocupação, da atividade ou do trabalho que se realiza com fins lucrativos - Fonte: Conceito de negócio - O que é, Definição e Significado.
Seja por querer sair desta crise que ainda assola nosso país ou por "levar jeito pra coisa", montar um negócio próprio não é tão fácil quanto parece (a grande maioria das pessoas ainda acha que é só ter uma ideia e colocá-la em prática sem se preocupar em criar estratégias para mantê-lo), mas também não é tão difícil a ponto de achar que não consegue fazer sair do papel a ideia e muito menos conseguir mantê-lo (tem que se ter garra, foco, criatividade e estratégias). O fato é que: Quem não sonha ou deseja ganhar dinheiro e ter sucesso com aquilo que faz de melhor, independente se é para sair desta crise ou por se "levar jeito pra coisa"??
Muitos e muitos negócios próprios nascem e morrem por, simplesmente, não terem as pessoas motivação, por não terem as pessoas a real percepção do que realmente lhes fazem felizes e satisfeitas. Você não deve pensar em ter um negócio próprio só para ganhar dinheiro e fazer sucesso sob pena de ser infeliz e tudo despencar ladeira abaixo.
Escolha uma ideia. Faça dessa ideia a sua vida. Pense nela, sonhe com ela, viva pensando nela. Deixe cérebro, músculos, nervos, todas as partes do seu corpo serem preenchidas com essa ideia. Esse é o caminho para o sucesso.
Agora chega de delongas e vamos direto ao pequeno guia...
Simples e pequeno guia para quem deseja ter um negócio próprio.
1. Saiba quais são, de fato, suas motivações.
> A Motivação surge internamente. É o que te faz querer, é o que lhe satisfaz, é o que lhe faz feliz e o que faz você ter garra e se empenhar a conquistar o que deseja.
Preste atenção nas coisas que te faz feliz, nas coisas que lhe satisfaz e o que faz ter garra. Por exemplo: Querer satisfazer as necessidades das outras pessoas, deixar as outras pessoas felizes, bater uma determinada meta ou por gostar de novos desafios.
2. Identifique suas habilidades.
> De acordo com o dicionário da língua portuguesa, habilidade é aquilo que uma pessoa executa com talento e destreza e o enredo disposto com engenho, artimanha e perícia - Fonte: Conceito de habilidade - O que é, Definição e Significado.
As habilidades são: aquela destreza na cozinha, aquele talento na fotografia, aquela perícia ao consertar equipamentos eletrônicos ou carros, etc...
Enfim, são coisas que você faz de melhor, são coisas que você faz e recebe elogios por fazer um ótimo trabalho.
Nunca invista em um negócio que você não consegue entender”.
3. Alinhe suas motivações as suas habilidades.
> De acordo com o significado de habilidade, onde a palavra enredo está inserida, a disponho aqui como as motivações. Você deve alinhá-las com suas habilidades para poder desempenhá-las com afinco e garra.
Por exemplo: Você faz belos e gostosos bolos, bolos decorativos e doces em geral. Você possui destreza e perícia ao manusear os materiais e ao decorar os bolos. Possui talento no ramo alimentício. E sua motivação é deixar as pessoas felizes através da sensação de bem estar provocado pelo doce, assim como ter seu trabalho reconhecido, até porque é uma arte.
4. Saiba quais são seus pontos fortes e fracos.
> Aqui você tem que se autoconhecer e ser sincero consigo mesmo porque um negócio depende de você e de sua personalidade também. Seus pontos fortes vão fazer você ter segurança para colocar sua habilidade em prática e manter seu negócio vivo. Seus pontos fracos vão lhe trazer insegurança e podem fazer com que o negócio morra em pouco tempo. Por isso é muito importante o autoconhecimento.
5. Qualifique-se!
> A qualificação dar-se através de conhecimentos teóricos, técnicos e operacionais, e visa aprimorar as habilidades a fim de especializar-se para haver uma melhor execução dos serviços oferecidos. Portanto, melhore suas habilidades fazendo cursos técnicos para na prática fazer um ótimo trabalho. Frequente eventos e feiras da sua área de atuação para se manter bem informado, e peça ajuda a profissionais da área para obter maiores e novos conhecimentos e conceitos.
6. Conheça bem sua área de atuação e o mercado.
> Procure saber sobre os concorrentes, as novidades, a região onde o negócio irá ser instalado, os clientes, os produtos a serem comercializados, etc...
7. Faça networking e engaje-se!
> Faça networking e engaje-se com pessoas ao frequentar eventos e feiras, ao conversar com pessoas que trabalham no mesmo ramo, ao entrar em contato com profissionais. Crie uma lista com o nome das pessoas com as quais obteve contato e assim continue a entrar em contato outras vezes, sempre demonstrando interesse e engajando eles em suas atividades.
8. Construa e mantenha uma marca pessoal forte.
> A marca pessoal é aquilo que percebem sobre você, é o seu diferencial perante os outros profissionais e os outros concorrentes.
Este infográfico traduz bem a importância da marca pessoal na criação e na manutenção do seu negócio próprio.
9. Crie estratégias para colocar em prática suas habilidades.
> As estratégias vêm das seguintes perguntas:
* Qual ramo do meu negócio??
* Qual será o nome do meu negócio??
* Qual o público-alvo quero atingir?
* Por onde devo começar??
* O que preciso fazer??
* Quais materiais necessito??
* Preciso de ajuda??
* Quais os meus concorrentes diretos e indiretos??
* Qual o meu diferencial??
* Quais meios de comunicação preciso ter para divulgar meu negócio??
* Caso não dê resultados, qual o plano B e C??
10. Coloque em prática as habilidades, estratégias e monte o negócio.
> Com as respostas das perguntas acima feitas resultando na estratégia montada...mãos à obra!!
11. Mantenha o negócio vivo.
> Faça manutenções no negócio sempre que necessitar. Abasteça o público-alvo com novidades. Mande e-mails informando estas novidades e os engajando em seu negócio.
Espero ter ajudado a, pelo menos, clarear a mente de muitos aqui que desejam ter seu negócio próprio.
Texto escrito por Franciane Torres.
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