Você possui capacidade de inovar??



Etimologicamente, a palavra inovar vem do latim innovare e significa renovar; tornar novo; restaurar; introduzir novidade em; fazer algo como não era feito antes.


A capacidade de inovar é uma das habilidades mais desejadas no mercado de trabalho e um dos requisitos obrigatórios para quem deseja empreender. Isto por que traz um grande diferencial para o profissional, gerando competitividade entre as empresas, e o sucesso para quem deseja ter seu próprio negócio.


Antes de inovar é preciso assumir riscos e há uma frase de Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, que diz: "O maior risco é não correr nenhum risco. Em um mundo que muda rapidamente, a única estratégia que certamente falhará é não arriscar." E é bem isso mesmo, para inovar é preciso querer se arriscar e se arriscar, de fato, antes de tudo.


Um profissional inovador é criativo, tem ideias arrojadas mas ao tempo simples, pensa "fora da caixa", assume os riscos e os erros, é flexível e resiliente. Um profissional inovador inova tanto o que já existe dentro das empresas quanto o que já existe em se tratando de empreendedorismo. Um profissional inovador inova ao renovar aquela ideia já existente mas que perdeu todo seu "encanto" quanto inova ao recriar algo que tem todo um "encantamento" e valor para as pessoas e para as organizações.


Inovar serviços. Inovar produtos. Inovar atendimento. Inovar processos. Inovar tecnologia. Inovar habilidades. Inovar competências. Inovar para se diferenciar dos demais. Inovar para ter a empresa os melhores serviços e produtos.


A inovação precisa:
  • Acompanhar o mercado.
  • Facilitar o andamento das atividades nas empresas.
  • Otimizar processos dentro das empresas.
  • Satisfazer a vontade dos clientes.
  • Conquistar através do encantamento novos consumidores.
  • Em se tratando de inovação tecnológica facilitar a vida das pessoas.
  • Dar cara nova ao "carro-chefe" do empreendimento ou da empresa.

Dicas para adquirir a capacidade de inovar:
  • Não tenha pressa de inovar.
  • Deixe a mente livre de problemas e/ou preocupações.
  • Coloque-se no lugar de clientes e dos futuros consumidores.
  • Frequente eventos relacionados a área de atuação.
  • Faça networking.
  • Anote todas e quaisquer ideias.
  • Foque nas soluções. Não nos problemas.
  • Busque novos conhecimentos.
  • Peça opinião dos colaboradores da empresa.
  • Leve em consideração todas e quaisquer ideias surgidas dentro da empresa.

 


Nada ou pouca coisa nos deixa tão feliz quanto ver algo recriado, renovado e o trabalho facilitado. 




Texto escrito por Franciane Torres.

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