Networking: Fazendo seu curriculum chegar às mãos certas.



(Fonte da imagem: Sucesso em negócios) 



Conseguir emprego, ainda nesta crise, está bem difícil, poucas vagas em aberto e a qualificação é uma exigência. Para conseguir um emprego é preciso ter um conjuntos de habilidades, e o Networking é uma destas habilidades e está presente na vida profissional. E que tal usar o Networking como uma das formas de se conseguir um emprego??


Networking significa, ao pé da letra, rede de trabalho, ou seja, é uma rede de contatos (pessoas) que devem ser contatados para fins de trabalho (profissionais), os quais devem estar ligados a recrutadores ou a empregadores.


Obs: Embora sejam contatos, eles não são meros contatos, são pessoas que devem ser sempre cultivadas. Você deve criar afinidades e laços de amizade.


Você pode montar ou fazer parte de redes de contatos. Há a rede formada por amigos, família, professores e colegas de faculdade, ex-colegas de colégio e faculdade, ex-professores de colégio e faculdade, ex-chefes e ex-colegas trabalho, e pessoas que se vai conhecendo ao longo do tempo. Você também pode montar ou fazer parte de redes de contatos nas redes profissionais e sociais através dos grupos (colmeias por afinidades) em beBee, das conexões profissionais em LinkedIn, dos grupos daqueles que procuram trabalho e grupos com temas de profissões em Facebook. Aproveite cada oportunidade surgida dentro das redes.


Quem nunca foi indicado por alguém de uma das redes a uma vaga de emprego?? Quem nunca foi indicado por alguém de uma das redes a trabalhar ou prestar serviço a uma empresa ou a alguém que precisasse de ajuda?? Se você ainda não foi indicado ou indicada, com certeza, vai ser.


Mas para ser indicado por alguém de uma das redes é preciso ser lembrado, quer dizer, é preciso ser nunca esquecido. E para isso é preciso estar sempre presente, é preciso sempre estar engajado e é preciso estar sempre em contato. Cuidado: nada de ser o chato das redes e falar somente de emprego e, muito menos, fica reclamando da vida, de estar desempregado e que precisa de trabalhar, isso afasta as pessoas. 


O networking é uma ponte entre você e o emprego. - Franciane Nunes.


ATENÇÃO: Seus contatos precisam saber 
sobre suas experiências profissionais e suas habilidades para que o recrutador ou o empregador decida pedir seu curriculum ou te chamar para uma entrevista de emprego.


Há duas formas do networking "fazer efeito": através de um contato direto (de dentro das redes) ou através de um amigo ou conhecido desse contato.


Informações adicionais:

§ O networking não substitui as outras formas de procurar emprego.

§ Esteja com o curriculum sempre revisado e em mãos.

§ Faça sempre pesquisas sobre as empresas.

§ Se qualifique.

§ Esteja preparado para trabalhar.






Texto escrito por Franciane Torres.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como fazer um PLANO DE CARREIRA simples e eficaz!

Amigo secreto da empresa?? Dicas de como participar!!

Exemplo de currículo para primeiro emprego.