7 formas de como você pode usar a timidez a seu favor durante o networking e em diferentes situações profissionais



Timidez...mãos geladas, coração acelerado, boca seca, suor frio, tremedeira, vergonha de falar e de se expor, corpo encolhido e a cabeça baixa. Timidez....vergonha de expor as ideias, as convicções, os comentários, medo de ser julgado, criticado e exposto, vontade de fugir quando todos olham em sua direção.


Timidez que atrapalha a interação social, que impede de expor opiniões, que traz o medo de falar em público, que impossibilita de falar sobre si mesmo e que faz você se fechar em um casulo. Timidez confundida com introversão. Timidez situacional, crônica e proposital.



Timidez que afeta...

§ O ser profissional e a vida profissional;
§ O networking e o relacionamento interpessoal;
§ O desempenho na entrevista de emprego;
§ Os negócios;
§ O relacionamento com o chefe e com os colegas de trabalho;
§ O happy hour com os colegas de trabalho;
§ O falar em público. 



Mesmo sendo a timidez um problema que afeta nossa vida pessoal e profissional, podemos tirar proveito e usá-la a nosso favor.



Veja 7 formas de como você pode usar a timidez a seu favor durante o networking e em diferentes situações profissionais...


1. Esteja aberto e dê abertura: 

Networking é feito por e com pessoas. Embora a timidez seja marcada pelo desconforto e pela tensão de se estar em situações sociais e marcada também pelo medo do que as pessoas vão achar e pensar de você, você não pode e nem deve se fechar, isso não só prejudica o networking como também o desempenho nas entrevistas de emprego, no ambiente de trabalho, nos negócios e na profissão. Respire fundo, tente relaxar e só pense em coisas boas, inclusive, pense que as pessoas estão pensando super bem de você.


2. Primeiro ouça: 

As pessoas gostam de serem ouvidas, aproveite a timidez para escutar e compreender o que está sendo dito.


3. Fale sobre a pessoa: 

Assim como as pessoas gostam de serem ouvidas, elas também gostam de falar sobre elas mesmas, aproveite a timidez para focar nas pessoas fazendo perguntas e dando opiniões. 


4. Quando você estiver mais relaxado, fale sobre si mesmo: 

Ao focar na outra pessoa, sua timidez vai ficando para escanteio, aproveite para falar sobre si mesmo, fale sobre seus gostos, sobre o que você gosta de fazer, sobre assuntos que "deem pano para manga". 


5. Cuidado ao falar dos propósitos e objetivos profissionais: 

Fale de um jeito simples e objetivo sobre o que você quer, mas não é porque você é tímido, que vai economizar palavras. O ponto chave é passar o brilho no olhar e falar da vontade de fazer a diferença no trabalho futuro e na carreira. 


6. Esteja preparado: 

Os tímidos não gostam muito de passar horas em situações sociais por se sentirem desconfortáveis. Por isso, esteja preparado com currículo e tenha todas as informações profissionais na ponta da língua quando a oportunidade surgir, isso também vale na entrevista de emprego.  

Estar preparado também é essencial quando for preciso falar em público. Estude, se concentre na apresentação, seja positivo e pense que o público vai amar sua apresentação.


7. Tenha cartões de visita sempre em mãos: 

Este cartão deve ser simples e deve conter seu nome, telefone, as redes sociais e o email, e deve ser entregue quando já estiver conversando sobre assuntos profissionais (este cartão também deve ser entregue por quem não é tímido)



Estar aberto e dar abertura para as pessoas se aproximarem é o primeiro passo para os tímidos fazerem networking e se darem bem na profissão e nos negócios.





Artigo escrito por Franciane Torres.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Amigo secreto da empresa?? Dicas de como participar!!

Como fazer um PLANO DE CARREIRA simples e eficaz!

Confraternização da empresa?? "Guia de sobrevivência"!