O limite da exposição nas redes sociais!!


(Imagem: Pixabay) 


Redes sociais: Quem hoje não faz uso?? Quem hoje não depende delas para procurar emprego ou não as usa para ter um perfil profissional e, assim, chamar a atenção dos empregadores?? E quem não as usa como um diário pessoal e profissional postando tudo e o que não deve?? Se você não as usa, não depende delas e, muito menos, faz delas seu diário pessoal e profissional... Ótimo!! Sinal que você prioriza o mundo real, as pessoas à sua volta e preserva sua vida pessoal e profissional.


Em se tratando de redes sociais o ideal é não se expor tanto, sendo importante criar um limite entre o que você quer que os outros saibam e o que eles realmente precisam saber. É esse limite que determinará seu sucesso ou seu fracasso, é o que te fará ser bem ou mal visto pelas pessoas. 


Facebook, Instagram, Twitter, Whatsapp, Pinterest, LinkedIn, beBee, Google +, entre outras redes... São "palcos" para a vida perfeita brilhar, são "palcos" para mostrar que a "nossa grama é sempre mais verde que a do vizinho", são "palcos" para o desfile de amarguras, preconceitos e ignorâncias, e são "palcos" para quaisquer tipos de postagens. O que só prejudica a nós mesmos em todas as áreas da vida, inclusive profissional.


Você passa uma imagem e tem uma reputação a zelar, sabia?? Esta imagem diz muito sobre quem és e o que fazes, podendo as redes sociais influenciar seu estilo de vida e sua personalidade. Por isso ser sensato, não ir  com o senso comum e saber absorver positivamente tudo o que se é postado, tanto por você quanto pelas outras, pessoas é essencial e muito importante para o crescimento pessoal e profissional. 


Usar as redes sociais também para falar mal, mandar indiretas e/ou desabafar não é legal e dependendo do nível da postagem pode manchar a imagem diante das outras pessoas e ainda prejudicar a vida profissional (esteja ciente que os empregadores estão de olho nas redes e qualquer vacilo afeta o emprego ou impede a contratação). Seja sensato e assertivo ao postar e se tiver conflitos com alguém procure resolver diretamente com ela.     


AS REDES SOCIAIS SÃO PARA...

=> Divulgar bons conteúdos;
=> Ganhar notoriedade;
=> Procurar emprego;
=> Fazer networking;
=> Se comunicar com contatos pessoais e profissionais;
=> Influenciar positivamente as pessoas;
=> Divulgar um negócio;
=> Criar postagens úteis;
=> Divulgar informações e compartilhar novos conhecimentos.


Cada rede social tem propósitos para atingir o propósito que você deseja alcançar, partindo disso, utilize as ferramentas disponíveis para que suas ações sejam bem-sucedidas.


O QUE NUNCA SE DEVE FAZER NAS REDES SOCIAIS...

§ Falar mal de alguém, principalmente de chefes e/ou do emprego; 

§ Fazer comentários negativos ou criar postagens contendo discursos de ódio, com preconceitos, racismos e/ou contendo apologias.

§ Desabafar problemas pessoais e/ou financeiros:

§ Mandar indiretas ou criar conflitos com alguém;

§ Criar conteúdos inapropriados;

§ Criar conteúdos e postagens com erros de português, com gírias e com linguagem inapropriada;

§ Divulgar informações falsas de si mesmo ou de outras pessoas;

§ Divulgar informações sigilosas do trabalho.




As redes sociais podem destruir sua reputação e imagem se você usá-las de maneira inapropriada, sem ter propósitos e intempestivamente.





Escrito por Franciane Torres.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Amigo secreto da empresa?? Dicas de como participar!!

Como fazer um PLANO DE CARREIRA simples e eficaz!

Confraternização da empresa?? "Guia de sobrevivência"!