10 passos para você encontrar e manter sua motivação.


(Imagem: Mohamed1982eg- Pixabay)


Motivação para encarar os desafios do dia a dia, para sair da zona de conforto, para alcançar os propósitos e para enfrentar os problemas. Motivação para manter o que se é realizado, para começar a fazer algo e para encontrar aquilo que traz satisfação. Motivação para continuar a ser produtivo no trabalho. Motivação para manter a paixão pelo o que faz. Motivação para encontrar a própria motivação. Para quê você precisa de motivação?


A motivação acontece de dentro para fora. É aquela vontade que vem de dentro e que faz querer fazer a diferença, faz querer enfrentar os desafios e as dificuldades do dia a dia, faz querer mostrar a que veio e faz querer manter a paixão pelo o que se é feito. É aquele impulso que leva à ação. 


Quem é motivado tem brilho nos olhos, evolui como profissional e como pessoa, procura (mais) conhecimento, exerce o altruísmo, vive de bem com a vida, não tem medo de errar e falhar, sabe lidar com as críticas negativas, não se deixar abater pelos problemas e obstáculos, e sabe mantém a paixão. 


Não deixe que a desmotivação vença os desafios, pelo contrario, faça dos desafios sua motivação. Saia da zona de conforto e dê a chance para a motivação se manifestar. Deixe o procrastinação de lado e mande a desmotivação para escanteio. Procure o que dá impulso, o que dá prazer e traz alegrias. Prove para si mesmo que és capaz de ir além quando os outros não acreditarem em você ou quando você mesmo não acreditar em si mesmo. Saia do comodismo e mantenha a paixão pelo o que faz.


O grande aliado da motivação é a alegria e as paixões. 


Obs: Os principais sintomas da desmotivação são: a falta de vontade, desânimo e a tristeza. A desmotivação  ainda pode evoluir para as chamadas doenças modernas (ansiedade, depressão e síndrome do pânico).


Aqui deixo algumas dicas que irão te auxiliar na motivação...


1. Se autoconheça: O autoconhecimento é a chave para tudo. Conheça-te a ti mesmo e saberás do que é capaz.

2. Mantenha seu cérebro ativo: leia livros e caia no mundo da imaginação, participe de jogos que façam a mente trabalhar (é válido também jogar sozinho), aprenda coisas novas todos os dias e ensine o que aprender para ajudar o próximo.

3. Não fique parado: encontre novas formas de se fazer o que gosta. Não é porque a situação está desfavorável que a vida deve parar ou deve-se adiar o que dá para ser feito hoje. Se renove!!

4. Não abra mão dos propósitos: os propósitos são para ser alcançados, e por mais que a situação esteja desfavorável, não fique triste ou caia na acomodação. Trace planos e planeje cada passo. 

5. Nada de preguiça: vamos combinar, curtir uma preguicinha uma vez ou outra é tudo de bom, né?! Mas cuidado para não cair numa preguiça eterna, isso é um prato cheio para a desmotivação.

6. Acredite em si mesmo: é até clichê falar isso, mas não adianta nada as pessoas acreditarem em você, se você mesmo não acreditar. Acreditar em si mesmo traz segurança e confiança.

7. Não tenha medo de errar e falhar: o medo traz o bloqueio e é outro prato cheio para a desmotivação. O medo existe e é para ser enfrentado. Falhas e erros fazem parte e é comum ocorrerem, aproveite para se dedicar mais e fazer melhor.  

8. Filtre as críticas: críticas sempre hão de existir, isto é fato! Portanto, não leve em consideração aquelas críticas negativas com o intuito de fazer o outro desistir, isso desanima e entristece.

9. Dê especial atenção ao seu bem-estar: pratique atividades físicas, desfrute da natureza, esteja com pessoas especiais, se dedique ao que gosta de fazer, sorria sempre e tire um tempo para você se cuidar.   

10. Se tiver que reclamar, reclame!! Não guarde reclamação, se não tiver satisfeito com algo, reclame. Mas atenção, não reclame e deixe a insatisfação persistir, faça melhor.




Artigo escrito por Franciane Torres.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como fazer um PLANO DE CARREIRA simples e eficaz!

Amigo secreto da empresa?? Dicas de como participar!!

Exemplo de currículo para primeiro emprego.