Saiba como falar sobre pretensão salarial.
(Imagem - Pixabay)
Pretensão salarial: você fica em dúvida do que responder quando perguntado em uma entrevista de emprego, quando vê num anuncio de uma vaga ou quando recebe uma proposta de uma outra empresa, ou fala um valor X de acordo com o que você acha que vale como profissional, ou fala um valor Y com base nas necessidades pessoais??
Responder sobre o salário que deseja receber não é tão simples assim. Faça uma pesquisa salarial antes e converse com pessoas que trabalham na sua área para você ter uma base. Não há resposta certa ou errada, mas, sim coerente. Uma pretensão alta assusta o recrutador e uma pretensão muito baixa o deixará inseguro.
Responda em quais destas 3 situações você se encontra atualmente no mercado de trabalho (as respostas servirão como base para as respostas):
A. Empregado (a) e feliz com o cargo e com a empresa.
B. Empregado (a) mas infeliz ou insatisfeito (a) com a empresa e/ou com o cargo.
C. Desempregado (a) há um bom tempo.
- Se sua resposta for A, você pode pedir, com base no salário atual, um salário 20% maior. Esta resposta ainda significa que você está autoconfiante, feliz e automotivado (a).
- Se sua resposta for B, você pode pedir, com base no salário atual, um salário igual ou um pouco maior (variando entre 10 a 15%). Esta resposta ainda significa que você está triste, desmotivado (a), chateado (a) e desestimulado (a), fatores esses que influenciam a pedir um valor igual ou mais baixo.
- Já se sua resposta for C, você deve responder que deseja um salário igual ou, no máximo, 20% abaixo do último salário que recebeu. Obs: ao fazer os cálculos leve em consideração o atual momento em que se encontra o mercado de trabalho. Não se deve responder um valor com base nas necessidades pessoais, senão acabará falando um valor alto, o que é prejudicial.
A pretensão salarial no curriculum:
- Só deve ser colocado quando solicitado no anuncio da vaga;
- Nada de colocar "a combinar" ou algo parecido;
- Insira a informação logo abaixo das informação pessoais, antes do objetivo profissional.
Dicas de como falar sobre a pretensão salarial:
- Seja direto e objetivo;
- Não fale que precisa de dinheiro ou reclame da vida financeira;
- Não faça perguntas que constranjam o recrutador ou a quem vá fazer uma proposta;
- Não fale um valor que pode ser entre X e Y, em vez disso, fale sobre a faixa salarial ou sobre o último salário;
- Aceite discutir o valor mas não aceite um valor abaixo do que você merece.
Artigo escrito por Franciane Torres.
Comentários
Postar um comentário