Estágio: começo da vida profissional.


(Imagem - Shutterstock) 

O estágio, como se sabe, é o período onde o estudante exerce na prática, em empresas públicas ou privadas, o que aprende na faculdade. É no estágio que o estudante se envolve com a rotina da profissão ao aplicar todo seu conhecimento, todas as suas competências e todas as  habilidades técnicas e comportamentais nas atividades desenvolvidas nas empresas.


O estágio é o começo da vida profissional, por isso é muito importante que o estudante esteja ciente da escolha e dos prós e contras da profissão, ciente de que precisará trabalhará bastante para ser um excelente profissional, ciente que precisará ser um eterno estudante e ciente de que precisará se qualificar constantemente.


E sendo, o estágio, o começo da vida profissional, o estudante precisa escolher bem por qual empresa começar, até porque, no começo de uma profissão se deve atuar em um lugar onde haja a melhor reputação possível e um lugar onde se possa exercer, de fato, as atividades inerentes ao estágio.



O estágio na prática

1. Onde procurar por vagas: 
- A própria faculdade/universidade divulga os lugares onde se há oportunidades;
- Sites especializados em estágios;
- Sites especializados em carreiras;
- Redes profissionais, como LinkedIn e beBee;
- Redes de contatos, networking.

2. O currículo: 
Como ainda falta experiência na profissão e o estágio serve justamente para isso, você deve ser objetivo no objetivo e colocar: estágio em, por exemplo, administração, e no tópico experiência profissional, você pode substituir por atividades extracurriculares e caprichar nas atividades acadêmicas: seminários, palestras, cursos, congressos e organizações de eventos na faculdade ou fora dela.

Outros tópicos que devem ser evidenciados são: formação acadêmica, idiomas e conhecimento em informática. O currículo de estágio deve ser voltado exclusivamente para o curso que está sendo realizado.

 3. A entrevista: 
O recrutador faz a entrevista baseada nas competências, nas habilidades, nas atividades acadêmicas realizadas durante a graduação e na vivência obtida. O recrutador avalia o comprometimento, o gostar e a facilidade de trabalhar em equipe, a proatividade, a flexibilidade, raciocinio lógico, capacidade de resolver problemas e conflitos, empatia, criatividade, ntre outras habilidades e competências. Alguns recrutadores também fazem uso da redação para avaliar os candidatos.






Artigo escrito por Franciane Torres. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Amigo secreto da empresa?? Dicas de como participar!!

Como fazer um PLANO DE CARREIRA simples e eficaz!

Confraternização da empresa?? "Guia de sobrevivência"!