Mudança de profissão: saiba como fazer!


(Imagem: Alexas_fotos - Pixabay) 

Você está começando uma profissão ou já está nela há algum tempo (ou há muito tempo) e já viu que não vai se adaptar ou está desmotivado e cansado de fazer a mesma coisa há tempos. Mudar de profissão ronda sua cabeça mas algumas questões o faz parar para pensar no que fazer.  

Planejar, conhecer bem a outra área que se deseja atuar, deixar para trás os medos de recomeçar e a paciência são requisitos essenciais tanto para quem está começando quanto para quem exerce a mesma profissão há anos. 

Mudar ou não mudar; eis a questão. 
Franciane Torres

Porém, toda e qualquer mudança requer a certeza do desejo de mudar radicalmente a vida profissional e aceitar os desafios que estão por vir. Toda e qualquer mudança requer uma mente aberta, bom senso, flexibilidade e adaptação. Toda e qualquer mudança requer autoconhecimento, tempo, planejamento, conhecimento e força de vontade. 


Mas antes de pensar em mudar analise algumas situações:  
  • Os motivos que estão influenciando na sua decisão de mudança. Alguns influenciadores são: dinheiro, prestígio, conveniência e estresse em excesso;
  • Se ainda há como melhorar ou subir na profissão;
  • O seu real propósito;
  • Se já atingiu tudo o que queria na profissão ou se sente sufocado.

O segredo da mudança é o foco, não na luta contra o velho. Mas na construção do novo.
Sócrates

Toda e qualquer mudança é positiva desde que seja por vontade de crescer, para atingir o verdadeiro propósito ou para fazer o que realmente gosta. Mudar de profissão só por mudar, por capricho ou sem um forte motivo, pode prejudicar e, até mesmo, atrasar a conquista do sucesso profissional. 

Trocar de profissão só faz sentido se estiver alinhado com seu propósito profissional, o que exige uma alta dose de autoconhecimento, muito estudo e aprendizado, mas tome cuidado para não fazer uma escolha impulsiva. Muitos profissionais tomam decisões apressadas que são fundamentadas em dificuldades pessoais, modismo ou num salário mais atraente, o que acaba frustando a médio e longo prazos. 

Fatores como: habilidades e competências, estilo de vida, paixão, crescimento e estabilidade emocional devem ser analisados ao fazer uma decisão, afinal, não é apenas a profissão que está em "jogo", é o ser humano também.       


Para uma boa transição de profissão saiba que...
                                                           
  • É preciso construir uma nova rede de contatos. 
  • A nova área possui valores e cultura próprios que levam um tempo longo para ser aprendidos. 
  • Cursos e eventos são boas fontes de informação. 
  • Mesmo que você tenha talento para a nova profissão é necessário avaliar a demanda do mercado e, eventualmente, definir etapas intermediárias para implementar o novo rumo. 
  • Uma transição de carreira gera custos que devem ser considerados. É importante verificar se há recursos próprios suficientes para passar pela fase do aprendizado. Isso irá definir se é melhor deixar o atual trabalho e se dedicar plenamente à construção do sonho, ou ir de forma mais gradual, sem abandonar o emprego. 



Artigo escrito por Franciane Torres.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Amigo secreto da empresa?? Dicas de como participar!!

Como fazer um PLANO DE CARREIRA simples e eficaz!

Confraternização da empresa?? "Guia de sobrevivência"!