Dica de segunda: Informações sobre entrevista de emprego!
(Imagem: Pixabay)
E eis que mais uma segunda chegou... E chegou trazendo o quê!? Isso mesmo!! Mais um Dica de segunda!! Mas hoje, segunda, o Dica vem de um jeito diferente, é um Dica em formato de informação. São 7 informações sobre entrevista de emprego, 7 informações para você enxergar as perguntas além das respostas para satisfazer o recrutador.
1. O propósito da entrevista de emprego é identificar aquele candidato qualificado, que saiba trabalhar em equipe, que se encaixe na cultura da empresa, e que seja resiliente, proativo e um solucionador de problemas.
2. Todas as perguntas feitas ao candidato envolvem autoconhecimento, motivação, propósito, empatia, conhecimento sobre a empresa e o cargo, raciocínio lógico e trabalho em equipe.
3. Então NÃO adianta decorar respostas, mentir, falar o que o recrutador quer ouvir, falar bonito para impressionar, exagerar, falar defeitos "universais" (perfeccionismo, ansiedade, nervosismo...) ou quaisquer outros "defeitos brandos" para não ser mal visto. O que conquista o recrutador é a sinceridade, a verdade e a objetividade.
4. Falando em defeitos, o que os recrutadores querem ouvir são aqueles defeitos que atrapalham o desempenho e a produtividade ou a convivência com os colegas e o chefe/líder. Ou seja, aqueles defeitos prejudiciais.
5. Outra pergunta que deixa os candidatos na dúvida sobre o que responder, é sobre as conquistas nos empregos anteriores. As conquistas são os resultados positivos vindos de problemas ocorridos, os quais teve sua ajuda.
6. Não há respostas certas ou erradas, o que há é sua capacidade de resolver problemas, a sua capacidade de resiliência, a capacidade de adaptação e flexibilidade, sua proatividade, sua personalidade, quanto de empatia você possui, seu raciocínio lógico e a capacidade de trabalhar em equipe.
7. O candidato também pode e deve fazer perguntas ao recrutador. As perguntas são um meio de demonstrar interesse pelo cargo, pela empresa e pelo recrutador. Mas atenção! NADA de perguntas íntimas e/ou sobre férias, intervalo, folgas, etc...
Eis alguns exemplos de perguntas que podem ser feitas...
Sobre o cargo
- "Como é o dia a dia do cargo?"
- "Qual expectativa em torno do novo colaborador, do novo empregado?"
Sobre a empresa
- "Quais metas a empresa esperar alcançar nos próximos meses?"
- "Quais os principais desafios que a empresa enfrenta hoje?"
- "Em relação a cultura, o que a empresa não tolera?"
Sobre o recrutador
- "Qual a principal motivação para continuar a trabalhar nesta empresa?"
- "Para você, quais os principais desafios de ocupar um cargo importante?"
Sobre você
- "O que você viu de positivo e negativo em minha apresentação?"
- "Você deseja saber algo sobre minha relação com meus antigos chefes/lideres e/ou colegas de trabalho?"
Informações dadas por Franciane Torres.
Comentários
Postar um comentário