Informações importantes sobre entrevista de emprego
A entrevista de emprego é o momento mais importante e decisivo para aqueles que buscam uma recolocação profissional já há algum tempo e para aqueles que buscam o primeiro emprego.
Tanto a empresa quanto você devem se encaixar, um deve gostar do outro, entre os dois deve haver parceria, e é na entrevista, através da avaliação e das perguntas do recrutador e das suas observações e avaliações sobre a condução da entrevista e sobre a empresa, que você conquistará o emprego e o recrutador terá um excelente profissional.
Cada empresa conduz a entrevista à sua maneira e com suas exigências, mas todas elas têm problemas, dificuldades, propósitos, metas, bastante trabalho, e outras coisas pertinentes ao dia a dia delas.
E para você ser bem-sucedido numa entrevista, trago algumas informações importantes:
> Estude seu currículo: o recrutador faz a entrevista com base no currículo, cada resposta sua deve ser baseado no que está contido nele.
> Estude a empresa: como dito no começo do texto, você e a empresa devem se encaixar. Você deve, ao estudar a empresa, procurar saber os pontos que ligam você a ela para que a parceria seja próspera e duradoura. O recrutador faz perguntas sobre a empresa e sobre seu interesse nela.
> Mostre interesse no cargo: não chegue na entrevista desinteressado e evite dar respostas como - "preciso trabalhar" ou "quero uma oportunidade para mostrar todo meu conhecimento". Mostre interesse fazendo perguntas e respondendo às perguntas de forma que demonstre saber como funciona o cargo, e com automotivação e autoconfiança.
> Evite os exageros e as mentiras: respostas que indicam mentiras e um certo exagero na hora de falar sobre quem é você, suas qualidades, sua relação com o ex-chefe e ex-colegas no ambiente de trabalho e a forma como trabalhava causam desconfianças. Seja sincero, honesto e sensato.
> Esteja ciente: todas as perguntas feitas têm como objetivo saber sua relação com as pessoas (empatia, relacionamento interpessoal, inteligência emocional e mediação de conflito), sua relação com o trabalho (técnica, qualificação, habilidades, competências e atitudes, resolução de problemas e inteligência emocional) e sua relação com a empresa (cultura, resiliência, mediação de conflitos, habilidades comportamentais e resolução de problemas).
> Jamais e em hipótese alguma: fale mal do antigo empregador e, caso haja algum tipo de raiva ou ressentimento, não fale nada, nem comente sobre isso. Minta sobre o motivo do último desligamento, responda de maneira objetiva e verdadeira como se deu o desligamento. Minta sobre o valor do último salário. Fale que não gosta de trabalhar em equipe ou que é antissocial.
Escrito por Franciane Torres.
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