Você ainda está no desemprego? Que tal mudar de estratégia?
(Imagem - Pixabay)
VOCÊ! É... VOCÊ mesmo que está a ler este artigo, VOCÊ ainda está a procura de emprego?? VOCÊ distribuiu inúmeros currículos e nada de ser chamado para entrevistas?? VOCÊ já foi chamado(a) para inúmeras entrevistas e nada de ser selecionado?? Te faço aqui uma proposta: Que tal mudar de estratégia?? Que tal VOCÊ mudar a forma como enxerga a procura pelo emprego??
VOCÊ, assim como a maioria das pessoas, procura emprego de maneira mecanizada, ou seja - está precisando trabalhar, não importa em qual cargo seja, faz um currículo que nada tem a ver com os pré-requisitos que a vaga exige (e ainda faz muito extenso e com informações insuficientes e inúteis), e sai por aí distribuindo-os. Afinal, o importante é ter um emprego.
Mas... Que tal VOCÊ FOCAR em si mesmo e no cargo que deseja ocupar?? Isso mesmo, esta será sua nova estratégia: Focar em si mesmo e no cargo desejado.
Quando VOCÊ FOCA em si mesmo, ou seja - em quem és, em sua personalidade, em sua cultura, em suas qualidades e defeitos e em suas habilidades técnicas e comportamentais, bem como ocupar aquele cargo que tanto deseja, VOCÊ se preocupa em procurar por empresas que tenham a ver com seu jeito e com você mesmo, e assim VOCÊ...
- Consegue criar um currículo mais preciso, conciso, com as informações certas e que chama a atenção dos recrutadores;
- Consegue ficar à vontade na entrevista e passar de maneira tranquila e objetiva todas as informações que o recrutador deseja saber;
- Consegue desempenhar bem as atividades inerentes ao cargo, bem como sabe lidar com as pessoas e com as adversidades do ambiente de trabalho.
Algumas informações sobre as empresas que VOCÊ precisa saber para estar melhor preparado:
- Como é o estilo;
- Como é a cultura;
- Como é o ambiente de trabalho;
- Como lida com os desafios;
- Como anda a rotatividade;
- Como está a reputação;
- Quais os pré-requisitos do cargo.
Algumas informações úteis e valiosas para se destacar como um ótimo profissional:
- Você deve se encaixar na cultura e no estilo da empresa e vice-versa
- As empresas buscam pessoas motivadas e que gostem do que fazem.
- Estar tecnicamente atualizado e possuir habilidades comportamentais, ser proativo, inovador e ter inteligência emocional são a base de um emprego bem-sucedido.
- Aprender com os erros e com as adversidades fazem de você um profissional melhor.
- Cuidado com o que é postado nas redes sociais, com o linguajar, com os constantes erros e com a falta de profissionalismo. A má reputação fecha as portas do mercado de trabalho.
Estar em um emprego onde você se sinta à vontade e motivado é essencial para realizar um ótimo trabalho e ser bem-visto pelo chefe/líder e colegas de trabalho.
- Franciane Torres -
Artigo escrito por Franciane Torres.
Comentários
Postar um comentário