Alguns conselhos sobre emprego, carreira e vida profissional.
Ser bem-sucedido na vida profissional atualmente é um desafio. É a falta de emprego... É a dúvida sobre escolher fazer o que gosta ou priorizar o salário... É não saber como começar a carreira... É a dúvida sobre como agir diante de um conflito, etc...
E para ajudar neste desafio, trago alguns conselhos úteis sobre emprego, carreira e vida profissional. Façam bom uso!!!
>>Uma profissão. Várias áreas de atuação!
Escolha em que atuar. Arrisque-se.
Diferencie-se. Seja ousado!
Saiba qual o seu nicho. Qualifique-se.
Aproveite as oportunidades!
O mercado de trabalho está sempre de portas abertas para VOCÊ!
>>Trabalhar num lugar que te MOTIVA é mais importante que o valor do salário ou trabalhar no que você gosta numa empresa qualquer. Se você não trabalha num lugar que te MOTIVA fazer o que gosta não fará sentido, o desânimo virá, a produtividade cairá e a demissão logo chegará, ou seja, sem MOTIVAÇÃO você não consegue manter seus objetivos por muito tempo.
>>Você deve sempre buscar formas de aprimorar suas habilidades, a forma como trabalha e o trabalho realizado. É este aprimoramento que te leva a ser bem-sucedido durante toda sua vida profissional.
>>A insatisfação e, consequentemente, a improdutividade no emprego ocorre, em geral, quando você foca somente na vaga aberta, no cargo em aberto. O emprego não é somente desempenhar as atividades inerentes ao cargo. O emprego é o clima do ambiente de trabalho, o relacionamento interpessoal com os colegas e com o chefe, a cultura da empresa e as atividades do cargo. Por isso é muito importante, antes de se candidatar à vaga pretendida, pesquisar sobre a empresa.
>>Fácil nunca é mas difícil também não é! O caminho pode até ser longo e com muitos desafios, mas se houver estudo, ação e dedicação você consegue encurtá-lo e chegar lá autoconfiante e automotivado.
>>Estás desempregado? Não se desespere e nem saia procurando qualquer "coisa". Aproveite o tempo livre para fazer uma qualificação, fazer cursos online, aprender um novo idioma, fazer networking, participar de trabalhos voluntários, ler livros, aprender novas habilidades e obter novos conhecimentos. Os recrutadores, quando veem uma brecha grande entre um emprego e outro, perguntam o motivo e o que você está fazendo para preencher o tempo livre.
>>As suas emoções afetam a realização de um trabalho bem feito, uma tomada de decisão e o comportamento em situações importantes. Aprenda a ser emocionalmente inteligente!
>>A zona de conforto na vida profissional é o lugar mais perigoso que alguém pode estar, pois faz com que nada precise ser mudado, conquistado e melhorado. O conforto é uma armadilha, cuidado!!
>>Emprego significa empregar. Empregar suas competências e suas habilidades técnicas e comportamentais em diversas situações no ambiente de trabalho. O emprego também se estende a empregar o autoconhecimento e o gostar do que faz.
>>Para ser bem-sucedido financeiramente em um emprego escolhido você precisa, no mínimo, ter afinidades com a área de atuação. Quando se tem paixão, gostar ou se tem afinidades pelo o que está sendo realizado você tem motivação para dar o seu melhor diariamente, se atualizar constantemente e se destacar pelo profissionalismo, estes 3 fatores chamam bastante atenção das empresas.
>>Ei... Você que sofre pela falta de foco, será que te falta foco mesmo ou falta vontade?? Te falta foco mesmo ou falta motivação?? Você sabe distinguir a falta de foco com as faltas de vontade e de motivação?? Como você sabe que te falta foco??
>>Emprego = seu comportamento + a maneira como você lida/trata as pessoas + o trabalho realizado. Caso algum destes três componentes falhe em excesso, é desemprego na certa. Por isso, se autoconheça, tenha empatia e seja competente.
>>Você pode até buscar ou ter um emprego que dê uma salário alto, mas se não houver uma constante atualização, se não houver sempre a busca de novos aprendizados e novos conhecimentos e se não houver sempre a busca pela inovação você será um profissional estagnado, o que é 100% prejudicial tanto para sua imagem profissional quanto para a sua produtividade.
>>Inteligência emocional nada tem a ver com controlar as emoções, até porque quem controla um dia "explode". Inteligência emocional significa saber usar as emoções nos momentos certos para não "meter os pés pelas mãos" e acabar tomando atitudes precipitadas.
>>No universo profissional, você é, SIM, responsável pelo o que o outro entende.
>>O erro é tão importante quanto o acerto.
Errar faz você ter 3 motivos para comemorar: o próprio acerto, a capacidade de resiliência e o quanto você é capaz de ir além do acerto.
>>O mercado de trabalho atualmente está mais exigente, isto é notável!! É qualificação, é currículo atualizado, é uma postura mais proativa, são as habilidades mais humanas e as competências precisam estar em dia.
É... Se você não se atentar a estas principais exigências, com certeza, irá continuar no desemprego.
>>Você é e tem os recursos necessários para obter sucesso em diversas situações profissionais. Busque-os!!
>>No emprego não basta apenas amar/gostar/ter paixão pelo o que faz.
É preciso ter ciência de que trabalhará bastante e que precisará se adaptar à cultura da empresa.
>>Escolher a profissão que se quer exercer pode até ser fácil, mas decidir em qual área atuar... Aí sim, não é nada fácil. Na dúvida, opte pelo o que vai te fazer sentir prazer. A maior recompensa que você pode ter é poder todo dia acordar alegre e dizer: "hoje vou realizar o meu melhor trabalho!"
>>Antes de você escolher qual carreira seguir ou qual emprego se candidatar, pergunte a si mesmo o motivo da escolha.
Este motivo será a motivação que vai te acompanhar durante toda sua carreira e durante todo o tempo em que permanecer no emprego.
>>Quando você reconhece que errou e procura encontrar outros caminhos para obter o acerto, você descobre habilidades escondidas e reconhece o quão competente é.
|Consultora Franciane Torres|
Comentários
Postar um comentário