Currículo por competência: será que você se encaixa neste tipo de currículo?



Saber criar um currículo que satisfaça o recrutador a ponto de chamar você para uma entrevista é um desafio e tanto. Você só sabe que precisa colocar numa folha os dados pessoais, o objetivo, a formação acadêmica, os empregos que já teve, os cursos e o idioma, e entregar nas empresas, nas mãos de quem vai lhe indicar ou enviar por e-mail. Pensando bem... O desafio não é criar o currículo, o desafio é passar para o recrutador que você é o profissional certo para a vaga aberta.

Este desafio se tornar maior para quem tem poucas chances de conseguir emprego, que é o caso de quem:

>> Acabou de formar e ainda não tem experiência
>> Está começando ou mudando de carreira
>> Teve vários empregos de curta duração e estágios;
>> Está sem emprego há ano ou mais;
>> Tem pouca ou nenhuma experiência no cargo;
>> Deseja fazer do hobby seu emprego

Para preencher a vaga aberta o recrutador precisa de pessoas ativas, com "bagagem" necessária e bem preparadas para assumir não só as responsabilidades do cargo como também saber lidar com problemas e conflitos, o que torna difícil para quem se encaixa em dos casos acima.

Mas calma!! Não perca as esperanças e nem desanime, você pode criar um currículo por competência que, diferentemente do currículo cronológico, destaca suas competências naquele cargo que você deseja ocupar ou naquela carreira que deseja seguir. 

Para criar um currículo por competência você deve ter, como o próprio nome diz, competências relacionadas ao cargo ou a carreira. Para isso você deve ter adquirido competências: 

>> Nos empregos anteriores;
>> Nos estágios;
>> Nos trabalhos voluntários;
>> Na faculdade
>> Na prática do hobby
>> Na carreira anterior
>> Naqueles trabalhos autônomos

Para facilitar a criação do currículo é preciso antes olhar a descrição da vaga aberta para que você coloque as competências necessárias para ocupar o cargo e que está apto para ocupar o mesmo. 


A estrutura do currículo por competência

1. Nome completo e abaixo sua idade, endereço, bairro, cidade-estado, telefone e-mail; 

2, O objetivo: o cargo descrito na vaga;

3, Resumo das competências: coloque as competências em tópicos citando cada foi desenvolvida a competência e uma com uma ou duas experiências obtidas;

4. Histórico profissional ou Trajetória profissional: coloque o cargo, mês e ano de entrada e saída, nome da empresa e a cidade (de forma breve). Trabalhos voluntários, estágios e trabalhos autônomos podem também ser incluídos;

5. Formação: coloque em ordem decrescente o nome do curso, da instuição, ano de conclusão (se tiver concluindo cite o ano em que irá concluir). por exemplo: Graduação em X, na instituição Y, concluido em Z ou com término para Z;

6. Projetos: só coloque neste tópico se tiver na faculdade participado de projetos acadêmicos ou em algum emprego. Cite objetivamente o projeto, como foi desenvolvido e o resultado obtido;

7. Cursos: coloque cursos profissionalizantes, de idiomas, de qualificação. Vale também incluir eventos como feiras e palestras.

8. Artigos publicados: caso você tenha artigos publicados em sua área de atuação em sites ou portais vale ser citado no currículo.




|Consultora Franciane Torres|

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Amigo secreto da empresa?? Dicas de como participar!!

Como fazer um PLANO DE CARREIRA simples e eficaz!

Confraternização da empresa?? "Guia de sobrevivência"!