As emoções nossas de cada dia!!




Emoções!! Ah... As emoções nossas de cada dia. Emoções que nos atrapalham nos momentos em que mais precisamos manter a calma e respirar fundo. Emoções que nos ajudam nos momentos em que precisamos compreender e incentivar outras pessoas. Emoções que temos que aprender a lidar para sermos bem-sucedidos no emprego, no trabalho, na carreira, ao falar, ao lidar com o público...


Emoções: será que é preciso abster-se delas para conseguir desempenhar bem as atividades laborais?? Será que é preciso um administrador, um gestor, um empreendedor ou um executivo ser duro, insensível, não pensar em cada membro da equipe e só se preocupar com processos e com o gerenciamento do negócio?? Será que é preciso ter "sangue frio" para tomar decisões?? Emoções: será que é preciso você abster-se delas na hora de escolher um curso na faculdade ou ao escolher uma carreira para seguir? Será que é preciso você abster-se delas ao decidir se faz o que gosta ou se prioriza o salário?


É fato que (também) somos seres emocionais e que todas as emoções afetam nosso desempenho nas atividades do dia a dia e que fazem parte do nosso desenvolvimento pessoal e profissional, por isso é muito importante não ignorá-las e saber usá-las a nosso favor.


Não somos responsáveis pelas emoções, mas sim do que fazemos com as emoções.
Jorge Bucay


E QUANDO SE É EMOTIVO!?


Sensível à emoções, uma pessoa emotiva sente e externa facilmente as emoções nos momentos tristes e de tensão, atrapalhando, assim, a tomada de decisões, a produtividade e o desempenho na hora de falar e lidar com o público.
Não há nada de errado em ser emotivo mas o ideal é não deixar que as emoções prejudiquem situações em que se faz necessário sensatez, empatia e discernimento, sob o risco de haver falhas.

 
A grande maioria das falhas ocorrem por causa de nossas emoções.
Franciane Torres


SUAS EMOÇÕES X EMOÇÕES DE OUTRAS PESSOAS


Lidar com as emoções das outras pessoas quando você mesmo não está sabendo lidar com suas próprias emoções é muito difícil. Conflitos surgem e complicado fica o diálogo. Lidar com suas próprias emoções quando alguém faz algo que você considera errado, então... É mais complicado ainda! Você não consegue raciocinar direito, não consegue enxergar seus possíveis erros e, muito menos, aceitar qualquer desculpa. E quando as emoções geram invejas e desconfianças?? Cuidado!! Ligue o sinal de alerta porque é perigoso e prejudica sua vida pessoal, profissional e as interações sociais.


INTELIGÊNCIA EMOCIONAL, VOCÊ TEM??


A inteligência emocional é uma das habilidades mais exigidas no mercado de trabalho e dentro das interações sociais, e nada mais é que a capacidade de reconhecer, avaliar e lidar com suas próprias emoções e as emoções das demais pessoas. Você tem esta capacidade?? Você consegue identificar e lidar bem com as emoções sentidas em quaisquer situações?? Você é capaz de compreender as emoções sentidas pelas outras pessoas, evitando, assim, conflitos emocionais?? Se SIM, parabéns!! Você consegue se relacionar bem com as pessoas a sua volta e sabe lidar com suas emoções diante das decisões a serem tomadas. Se NÃO, está na hora de você começar a desenvolver esta habilidade para se tornar bem-sucedido em suas ações.



Veja como desenvolver a inteligência emocional

  • Se autoconheça: O autoconhecimento é a base do nosso ser, da nossa essência, e é através dele que conseguimos identificar e lidar com as emoções sentidas.
  • Saiba: Cada pessoa sente as emoções de um jeito diferente. Por exemplo: n˜ao é porque você se emociona com algo triste que a outra pessoa também se emocionará. Compreenda que somos seres únicos.
  • Preste atenção: Atente-se ao seu comportamento e ao comportamento das outras pessoas diante das situações.
  • Tenha empatia: Compreenda as emoções que as outras pessoas sentem, se colocando, assim, no lugar delas.
  • Leve em consideração as emoções, mas sem exagero: Cada emoção deve ser levada em consideração, pois a alegria nos deixa mais inspirados e confiantes, a tristeza traz desconfiança, o medo nos faz ter cautela e a raiva traz consequências negativas.



As emoções são contagiosas. Todos sabemos disso por experiência. Depois de um bom café com um amigo, você se sente bem. Quando encontra um balconista rude em uma loja, se sente mal. 
Daniel Goleman





*Artigo originalmente publicado em 15 de outubro de 2017.




|Consultora Franciane Torres|

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