Instruções de como fazer um currículo em video.


(Fonte - istockphotos/ FaberrInk) 

O currículo em vídeo ou videocurrículo já é realidade, em algumas empresas, na hora de chamar profissionais para entrevistas. É no vídeo que o recrutador conhece melhor o profissional que está se candidatando à vaga, o que é bom para ambos - o profissional tem mais chances de ser chamado para entrevistas e o recrutador tem mais chances de encontrar o profissional ideal - já que o currículo de papel traz impessoalidade e um "engessamento" no processo.

Mas como dito acima, o currículo em vídeo é realidade só em algumas empresas -  voltadas para a criatividade e inovação - já que o mercado de trabalho ainda não está bem preparado para as mudanças e ainda há uma certa resistência daquelas empresas mais tradicionais, mais fechadas a mudanças. 


Por isso, antes de sentar em frente a câmera e começar a falar, siga estas dicas:

  • Pesquise as empresas que aceitam o currículo em vídeo e como você pode enviar;
  • Busque conhecer a empresa para ter uma melhor desenvoltura em frente a câmera e conseguir atrair o recrutador;
  • Não envie o mesmo currículo em vídeo para várias empresas. Personalize o conteúdo de acordo com a vaga;



Pronto! Você já sabe quais empresas aceitam o currículo em vídeo e já conhece a empresa, a qual irá enviar o vídeo, agora siga estes passos...

  • Prepare o ambiente: atente-se a iluminação, a organização e a limpeza. Sala e o escritório são os lugares mais recomendados; 
  • Certifique-se que a câmera esteja funcionando bem e com uma imagem bem nítida
  • Atente-se a possíveis distrações, ruídos ou barulhos;
  • Vista-se de acordo com o estilo da empresa;
  • Faça algo para aliviar a tensão e o nervosismo;
  • Crie um roteiro com os pontos que vai desenvolver.


O roteiro...

  • Fale seu nome completo, idade e o bairro onde mora; 
  • Sua formação acadêmica e onde estudou; 
  • Seu objetivo (o cargo que quer ocupar); 
  • As competências técnicas e comportamentais relacionadas ao cargo e cite como desenvolveu estas competências no empregos anteriores; 
  • As principais experiências e conquistas profissionais; 
  • A qualificação
  • O nível de fluência no segundo idioma (se não tiver fluência não fale que não possui); 
  • Algum dado ou estatística ou alguma informação relacionado à empresa


Observações:

  • O vídeo só deve durar até, no máximo, 2min. O ideal é colocar a câmera na horizontal; 
  • Ficar com um papel na mão para ler. caso esqueça de algo. está descartado
  • Comece se apresentando com um "Oi ou Olá", mostrando simpatia
  • Não fale como se tivesse seguindo um roteiro; 
  • Fale e aja com naturalidade, com desenvoltura. Você deve surpreender o recrutador; 
  • Evite usar "jargões", palavras difíceis, autoelogios, exageros e mentiras
  • Gírias, vícios de linguagens e erros de português (sintaxe) estão proibidos; 
  • Seja objetivo, conciso e sensato
  • Ao falar sobre sobre as experiências conte uma historinha
  • N˜ão fale somente que é fluente em inglês ou espanhol, mostre que realmente é fluente através de uma frase. A frase pode ser dita quando for dizer que possui fluência; 
  • Não seja um "robô" e nem gesticule muito;
  • Não foque a câmera somente em seu rosto. Grave da cintura para cima, em pé ou sentado





|Consultora Franciane Torres|


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