Instruções de como fazer um currículo em video.
(Fonte - istockphotos/ FaberrInk)
O currículo em vídeo ou videocurrículo já é realidade, em algumas empresas, na hora de chamar profissionais para entrevistas. É no vídeo que o recrutador conhece melhor o profissional que está se candidatando à vaga, o que é bom para ambos - o profissional tem mais chances de ser chamado para entrevistas e o recrutador tem mais chances de encontrar o profissional ideal - já que o currículo de papel traz impessoalidade e um "engessamento" no processo.
Mas como dito acima, o currículo em vídeo é realidade só em algumas empresas - voltadas para a criatividade e inovação - já que o mercado de trabalho ainda não está bem preparado para as mudanças e ainda há uma certa resistência daquelas empresas mais tradicionais, mais fechadas a mudanças.
Por isso, antes de sentar em frente a câmera e começar a falar, siga estas dicas:
Por isso, antes de sentar em frente a câmera e começar a falar, siga estas dicas:
- Pesquise as empresas que aceitam o currículo em vídeo e como você pode enviar;
- Busque conhecer a empresa para ter uma melhor desenvoltura em frente a câmera e conseguir atrair o recrutador;
- Não envie o mesmo currículo em vídeo para várias empresas. Personalize o conteúdo de acordo com a vaga;
Pronto! Você já sabe quais empresas aceitam o currículo em vídeo e já conhece a empresa, a qual irá enviar o vídeo, agora siga estes passos...
- Prepare o ambiente: atente-se a iluminação, a organização e a limpeza. Sala e o escritório são os lugares mais recomendados;
- Certifique-se que a câmera esteja funcionando bem e com uma imagem bem nítida
- Atente-se a possíveis distrações, ruídos ou barulhos;
- Vista-se de acordo com o estilo da empresa;
- Faça algo para aliviar a tensão e o nervosismo;
- Crie um roteiro com os pontos que vai desenvolver.
O roteiro...
- Fale seu nome completo, idade e o bairro onde mora;
- Sua formação acadêmica e onde estudou;
- Seu objetivo (o cargo que quer ocupar);
- As competências técnicas e comportamentais relacionadas ao cargo e cite como desenvolveu estas competências no empregos anteriores;
- As principais experiências e conquistas profissionais;
- A qualificação;
- O nível de fluência no segundo idioma (se não tiver fluência não fale que não possui);
- Algum dado ou estatística ou alguma informação relacionado à empresa.
Observações:
- O vídeo só deve durar até, no máximo, 2min. O ideal é colocar a câmera na horizontal;
- Ficar com um papel na mão para ler. caso esqueça de algo. está descartado;
- Comece se apresentando com um "Oi ou Olá", mostrando simpatia;
- Não fale como se tivesse seguindo um roteiro;
- Fale e aja com naturalidade, com desenvoltura. Você deve surpreender o recrutador;
- Evite usar "jargões", palavras difíceis, autoelogios, exageros e mentiras;
- Gírias, vícios de linguagens e erros de português (sintaxe) estão proibidos;
- Seja objetivo, conciso e sensato;
- Ao falar sobre sobre as experiências conte uma historinha;
- N˜ão fale somente que é fluente em inglês ou espanhol, mostre que realmente é fluente através de uma frase. A frase pode ser dita quando for dizer que possui fluência;
- Não seja um "robô" e nem gesticule muito;
- Não foque a câmera somente em seu rosto. Grave da cintura para cima, em pé ou sentado;
|Consultora Franciane Torres|
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