Saiba como se adaptar ao novo emprego!


(Imagem - Pixabay)

E conseguir emprego ainda continua bem difícil... São milhares de pessoas precisando trabalhar para poder voltar a ter uma vida sem grandes dificuldades. Mas quem está à procura de emprego não deve apenas se preocupar em conseguir um mas se preocupar também em manter-se lá para não voltar ao desemprego.

E para manter-se no emprego é necessário antes se adaptar à cultura, às pessoas, ao estilo gerencial e ao clima do ambiente. Esta adaptação pode levar dias, meses ou pode não acontecer e você ser demitido (ou você pode vir a pedir demissão).

Esta adaptação pode ser facilitada antes mesmo de entrar na empresa, para isso é necessário tomar algumas atitudes:

>> Faça pesquisas focando a história, a cultura e o estilo gerencial da empresa para que você já possa ir ficando atento em como se portar e se comportar no ambiente de trabalho. Vale ir até a empresa para observar e sentir o clima do ambiente e em como as pessoas trabalham; pesquisar a empresa no LinkedIn e no site institucional; procurar conversar com quem trabalha ou com quem já trabalhou na empresa. e procurar matérias sobre a empresa em revistas e em sites de negócios;

>> Para facilitar a identificação com a empresa procure saber sobre seus valores e sua reputação; 

>> Procure saber também se a empresa valoriza seus colaboradores e se cuida da qualidade de vida deles; 

>> Na entrevista de emprego faça perguntas ao recrutador sobre produtividade, motivação, proatividade, iniciativa, liderança, mediação de conflitos e resolução de problemas, bem como perguntas sobre o dia a dia no cargo e na empresa. Fazer perguntas é essencial para saber como se comportar no ambiente de trabalho e diante do chefe/líder nos primeiros dias. Nem todos os chefes/lideres gostam de colaboradores que tomem iniciativa, por exemplo.


Já nos primeiros dias no emprego, a adaptação vem através da observação, das perguntas, da curiosidade e dos conselhos recebidos. Então, procure se entregar ao trabalho e abra a mente





|Consultora Franciane Torres|

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Amigo secreto da empresa?? Dicas de como participar!!

Como fazer um PLANO DE CARREIRA simples e eficaz!

Confraternização da empresa?? "Guia de sobrevivência"!