9 atitudes que fazem total diferença ao buscar emprego e ser bem-sucedido na carreira.


Entrar e manter-se no mercado de trabalho, seja como empregado, trabalhador autonômo, empregador ou empreendedor, não é uma tarefa difícil. Mas é necessário ter consciência que é preciso ser resiliente, persistente e sempre procurando o que pode ser feito. 

Aqui trago 9 atitudes que você precisa tomar para ser bem-sucedido na busca pelo emprego e na carreira. 



1. Cuide de si mesmo e de suas emoções: Sempre tire um tempo para você fazer o que gosta. O tempo para o hobby, o tempo com seus amigos, o tempo para ficar sem fazer nada jogado no sofá, o tempo para se dedicar a leitura, o tempo para sair... O objetivo é não pensar em  trabalho 24hs por dia e esvaziar o stresse e a tensão da rotina de trabalho, além de ser emocionalmente mais controlado.

2. Fique atento aos telejornais e aos jornais: Noticias sobre emprego e mercado de trabalho também fazem parte das pautas. O objetivo é ficar informado sobre cursos e feiras de empregabilidade.

3. Participe de grupos no Facebook: Grupos de pessoas que postam vagas de empregos e grupos de discussões. 
O objetivo é se informar sobre como anda sua área de atuação, o mercado de trabalho, sobre vagas de emprego e trocar conhecimentos. 

4. Pratique networking: Separe grupos - grupos de amigos, de vizinhos, de ex colegas de trabalho, colegas ou ex colegas de faculdade, de amigos de amigos, de família... O objetivo é a oportunidade de alguém te indicar para um emprego (o famoso Q.I). Troque experiências, conhecimento, informações e ajude com dicas e conselhos.

5. Peça Feedback: Pedir um retorno após uma entrevista não "pega mal" e até é recomendável, pois demonstra real interessse. Mande um email para a empresa ou para o recrutador e pergunte como você se saiu e se a vaga já foi preenchida. Pedir um retorno no currículo  também é válido para aquele amigo que entende de português para verificar se não há quaisquer erros. O objetivo do feedback é melhorar possíveis falhas e consertar erros.

6. Cuide de sua imagem, inclusive nas redes: a maneira como te veem conta muito na hora de uma indicação e na hora de contratarem seus serviços. Pergunte aos seus amigos e conhecidos como te enxergam. O objetivo é passar para os clientes, recrutadores e empregadores  credibilidade e seriedade.

7. Crie um perfil no LinkedIn: Por mais que você ache que o LinkedIn não traz benefício ou resultado algum. Acompanhar o movimento da rede e estar em contato com outros profissionais é muito importante. O objetivo é estar por dentro do que acontece no mercado de trabalho e na sua área de atuação. Além de acompanhar as vagas disponíveis e de ser visto por recrutadores.  

8. Faça trabalhos voluntários: Ajudar quem necessita e quem precisa faz exercitar habilidades comportamentais muito importantes e essenciais, como o relacionamento interpessoal, a empatia, o altruísmo e a escuta ativa. Fazer o BEM só faz BEM.


9. Não pare de se atualizar: Fique ligado em sites, blogs e em canais especializados em carreira, emprego, mercado de trabalho. Cursos online e presenciais, bem como feiras e eventos melhoram e atualizam as habilidades técnicas.  



|Consultora Franciane Torres|

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como fazer um PLANO DE CARREIRA simples e eficaz!

Amigo secreto da empresa?? Dicas de como participar!!

Exemplo de currículo para primeiro emprego.