Curriculo: O primeiro contato com o Recrutador/Empregador

(Imagem: Canva) 


Para a maioria das pessoas o currículo é apenas uma folha em branco no Word onde se é colocado um monte de informações, nem sempre verdadeiras e nem sempre fieis a realidade, com o objetivo de fazer o recrutador chamá-las para a entrevista de emprego. Se você acha que o currículo é apenas uma folha em branco com um monte de informações saiba que está enganado(a)...


O currículo é o seu primeiro contato com o recrutador, é através deste que você se comunica com ele e diz que quer o emprego, que deseja ocupar o cargo que está disponível. E é através do objetivo, das experiências anteriores, do que fez e do que tem que você comunica ao recrutador que está apto a participar da entrevista. Esta comunicação deve ser simples, objetiva e de fácil compreensão na escrita e nas ideias.


Para facilitar a comunicação com o recrutador, o currículo deve ter um visual limpo, sóbrio, com um bom espaçamento, com um português claro e sem erros ortográficos para fácil compreensão da leitura, e ter os tópicos em negrito para destacar as informações a seguir. Devido ao grande volume de currículos recebidos o recrutador em poucos segundos fará uma breve leitura, tanto visual quanto para saber se há as informações que deseja saber. Sabido que seu currículo está OK ele fará uma leitura mais detalhada.  


Qualquer falha na comunicação é fatal e acontece quando o visual está bagunçado, poluído com informações desnecessárias ou com informações demais e falta de conexão entre o objetivo, o que você fez nas experiências anteriores e o que você tem de habilidades. 


Você não precisa comunicar toda as suas experiências, não precisa comunicar tudo o que fez, todos os cursos de qualificação. Priorize o que de mais recente você fez, o que você tem que tem a ver com o cargo e suas qualificações recentes. O que você fez há 5 anos não tem relevância para o recrutador. Outra coisa que você não deve comunicar é o que você não tem, na entrevista o recrutador vai saber que você não possui o que está no currículo. 


No mais, antes de criar o currículo, procure conhecer bem a si para destacar seus pontos fortes, procure detalhar o que fez nos empregos anteriores e algo que fez que fez diferença. A comunicação é eficaz quando você consegue encaixar o curriculo ao que está detalhado na descrição da vaga. Quando você consegue convencer o recrutador a te chamar para a entrevista.  




Orientadora Franciane Torres

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Amigo secreto da empresa?? Dicas de como participar!!

Como fazer um PLANO DE CARREIRA simples e eficaz!

Confraternização da empresa?? "Guia de sobrevivência"!