Entrevista de emprego marcada? Adote estes 12 comportamentos para conquistar a vaga!
(Imagem: Canva)
E após meses sem perspectiva de reabertura, as empresas que estavam fechadas estão voltando a fazer entrevistas e as que se mantiveram abertas continuam as entrevistas normalmente. Para determinadas pessoas conseguir emprego pode vir a ser fácil, por terem as habilidades que o mercado de trabalho necessita e por terem também consciência e atitudes para conseguir o emprego.
A pandemia chegou trazendo para nós uma nova realidade. Uma realidade onde precisamos cuidar mais de nós e do próximo, onde precisamos nos adaptar às mudanças, ser flexíveis com nosso pensamento, resilientes nas dificuldades e adversidades, ter empatia para com o outro, criativos para não deixar que o tédio nos consuma, inteligência emocional para sabermos lidar com nossas emoções e com as emoções dos outros, encontrar soluções para os problemas do dia a dia, pensamento critico acerca das noticias e informações sobre a covid-19, bom senso ao usar as redes sociais, tomar decisões que possam custar caro a nossa consciência.
Se você tiver estas habilidades, em destaque acima, com certeza, grandes são as chances de conseguir um emprego. Em se tratando de atitudes, se você aproveitou a pandemia, a quarentena, o isolamento para se qualificar, fazer cursos online, ler livros, ver bons filmes, praticar exercicios físicos, meditação, fazer atividades que exigem criatividade igualmente são as chances de conseguir.
Na entrevista os recrutadores perguntam como você aproveitou o tempo ocioso. Eles priorizam pessoas ativas, de iniciativa, de atitude e que priorizem a qualidade.
Mas a entrevista de emprego tem mais a ver com suas emoções, sentimentos e pensamento do que, propriamente, com o que você faz profissionalmente e fez nos empregos anteriores, até por que não adianta você dizer que possui as habilidades técnicas e comportamentais desejadas, que fez e faz muita coisa, que é bem qualificado se não souber passar isso para o recrutador.
Então, aqui trago 12 comportamentos para você adotar e conquistar a vaga (provavelmente você está pecando em alguma delas, o que está te fazendo ser mal sucedido):
- Controle seu emocional e use-o a seu favor.
- Passe autoconfiança, alta autoestima e automotivação através do corpo.
- Seja simpático/carismático.
- Use corpo a seu favor ao mostrar todo seu conhecimento e habilidades.
- Controle a ansiedade para focar no que você está dizendo e passando e para escutar o que o recrutador está dizendo e passando. Controle a ansiedade também para saber interpretar as perguntas feitas por ele.
- Se a seleção for feita em grupo procure não sentar ao fundo da sala, longe da visão do recrutador.
- Faça contato visual com todos, evite ficar olhando para o chão ou para os lados.
- Não seja muito incisivo nas respostas, a ponto de constranger ou de deixar sem jeito o recrutador, ou responda achando que há respostas certas e erradas. O objetivo da entrevista é conhecer melhor o candidato.
- Coloque-se como uma pessoa proativa, que tem flexibilidade e que se adapta às mudanças, de atitude, que procura soluções para os problemas, que usa a empatia para resolver os conflitos e resiliente para enfrentar as dificuldades. Ah, e também que sabe ouvir criticas sem levar para o lado pessoal.
- Pense e comporte-se como um profissional, não como um empregado.
- Evite sensibilizar o recrutador contando uma história triste ou dizendo que precisa trabalhar para sustentar a família.
- Mostre motivação e entusiasmo com o cargo. O recrutador deve perceber, ver, notar que você gosta da área.
Orientadora Franciane Torres
Comentários
Postar um comentário