Entrevista por video: Como deve ser seu visual e vestimenta
(Imagem - Canva)
E as empresas ainda estão fazendo as entrevistas por vídeo, o que veio para ficar. Em casa você tem o conforto e pode estar mais à vontade, sem o peso da formalidade do presencial. Mas cuidado: estar em casa, no conforto, mais à vontade não significa que você pode e deve relaxar no visual e na roupa. Pelo contrario, por video ou presencial a entrevista requer cuidados em relação a vestimenta e ao visual. Lembrando que o visual e a vestimenta tem seu peso na entrevista, o que pode, inclusive, fazer você permanecer no desemprego.
Então, trago algumas dicas para você acertar no seu visual e na sua vestimenta e ganhar pontos com o recrutador:
- O estado do corpo, e da mente, influencia na escolha da roupa e no visual. Por exemplo: aquela moleza no corpo, aquela preguiça, aquele relaxamento, influencia na postura corporal - você fica com os ombros caídos, com o corpo mais curvado e com o semblante mais desanimado - o que, por sua vez, influencia na escolha da roupa e no visual - o que também influencia na mensagem que você quer passar e na comunicação. Então, tenha o corpo e a mente em estado ativo e escolha a roupa de modo a valorizar seu corpo, a mensagem e a sua comunicação verbal e não verbal.
- Não se arrume somente da cabeça a cintura, arrume-se por completo, inclusive colocando sapatos. Assim você terá autoconfiança, automotivação e verá o recrutador que você tem resiliência e equilíbrio emocional.
- Para facilitar a escolha da roupa e de como se arrumar, pesquise sobre o estilo gerencial da empresa - se esta é conservadora ou inovadora, se esta segue o mesmo padrão há anos ou acompanha as mudanças e as novidades do mercado. Caso você não saiba qual é a empresa, leve em consideração o cargo, o qual está se candidatando, e a área de atuação.
- Estando em casa descuidos acontecem, tenha bom senso - esqueça o moletom, evite estar apresentável na parte de cima e na parte de baixo usar o pijama, calça moleton ou short. Evite também estar visualmente exagerado ou desleixado para não distrair e desviar a atenção do recrutador. Esteja arrumado na medida certa, ou seja, de modo que o recrutador não fique desviando o olhar o tempo todo ou não se sinta desconfortável.
Orientadora Franciane Torres
Comentários
Postar um comentário