TRABALHABILIDADE: capacidade de trabalhar e manter-se trabalhando.

(Imagem - Canva) 

E a palavra TRABALHO nunca esteve tão em alta: Trabalhar em casa, de casa, em Coworking, em um ponto alugado. Trabalhar com novas tecnologias ou tendo que se adaptar a novos ritmos, métodos e processos no ambiente de trabalho. Gente empregada tendo que trabalhar sob pressão e stresse e gente partindo para a informalidade após perder seu emprego. É a empregabilidade dando espaço a TRABALHABILIDADE
 

A TRABALHABILIDADE 

TRABALHABILIDADE é a capacidade de trabalhar, e manter-se trabalhando, seja em qual cenário o MERCADO DE TRABALHO se apresenta e seja em qual cenário VOCÊ estiver. Já o profissional TRABALHÁVEL é aquele que busca moldar-se aos cenários aos quais está inserido. 

Dois exemplos: 

1. A empresa, a qual você trabalha, colocou os funcionários para trabalhar em Home Office. O Home Office, até então, não fazia parte da rotina da empresa, mas por conta da pandemia foi necessário haver esse ajuste para se adequar ao que o mercado de trabalho pede. Por sua vez, você teve que se moldar aos cenários que estão a sua frente: um mercado de trabalho que pede por ajustes e um Home Office que exige de você adaptação. 

2. Você passou por uma demissão e agora decidiu trabalhar por conta própria. Você deve se moldar ao mercado de trabalho com um alto número de informais e a um trabalho que precisa de você atento e dedicado. 


As bases da TRABALHABILIDADE
  • Inteligência Emocional
  • Adaptabilidade
  • Adequação 
  • Flexibilidade
  • Pensamento Critico
  • Curiosidade
  • Educação e Qualificação Continuada





A ideia de TRABALHABILIDADE aqui é fazer você enxergar duas coisas: 

1. Que para ter um emprego não é somente ter a capacidade de conseguir um e manter-se nele, como buscar qualificação e "vestir a camisa da empresa". Os empregadores buscam profissionais que também tenham a capacidade de trabalhar em cenários como de crise, de adversidade, de mudanças, de novidades e de transformações.

2. Que para ser bem-sucedido em seu negocio próprio você precisa saber qual o cenário do mercado de trabalho, estar por dentro do que acontece e moldar-se a ele para melhor saber como agir e saber o que é preciso ter para sobressair aos concorrentes. 





Orientadora Franciane Torres.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Amigo secreto da empresa?? Dicas de como participar!!

Como fazer um PLANO DE CARREIRA simples e eficaz!

Confraternização da empresa?? "Guia de sobrevivência"!