7 fatores que determinam o sucesso ou o fracasso do seu empreendimento




(Imagem: Pixabay)

Uma ideia... É de uma ideia para colocar em prática, para executar, que você precisa para entrar no mundo do empreendedorismoPode ser tanto aquela ideia que você está há tempos querendo colocar em prática mas não tem capital para investir ou tem medo de dar errado, quanto aquela ideia que você já teve, já colocou em prática mas que não deu certo.

Muito se fala em empreendedorismo, muitos são os sites e blogs que falam sobre isso (aqui mesmo no blog já falei sobre este assunto em dois artigos)*, muitos são os especialistas em empreendedorismo que dão dicas e passos para quem quer empreender. O mundo do empreendedorismo é muito vasto, é coisa nova surgindo todo dia.

É fato que para empreender não basta só ter a ideia, colocá-la em prática e esperar o dinheiro entrar. É preciso, antes de mais nada, ter ciência de 7 fatores que determinam o sucesso ou o fracasso do seu empreendimento, o que independe de dicas ou de passo a passo: 


1. Autoconhecimento: O empreendimento deve ter o seu jeito, a sua cara. Você deve se autoconhecer também para poder tomar as melhores decisões e saber lidar com as adversidades.

2. Tino para os negócios: é a  capacidade de desempenhar com desenvoltura e conhecimento seu negocio,  ter sabedoria e inteligência para fazer escolhas e tomar decisões, e ser capaz de identificar oportunidades.

3. Diferencial: o diferencial é aquele algo que chama a atenção, que atrai. O seu diferencial pode ser o seu comportamento, sua personalidade ou o serviço oferecido.

4. Inteligência emocional: saber identificar e lidar com suas emoções é essencial para não ser impulsivo e "meter os pés pelas mãos". Saiba usá-las a seu favor. 

5. Empatia: Compreender o que seu público quer e como deseja ser tratado é primordial para a sobrevivência do seu negócio e faz parte de seu diferencial. 

6. Assumir riscos: você nunca saberá se algo dará certo se você não arriscar, até porque o mundo dos negócios é instável. O essencial é não ter medo ou receio e não levar em consideração a opinião de outras pessoas ou o resultado negativo de uma ação antes realizada por outra pessoa. 

7. Amar o que faz: amar o que você faz é essencial para fazer com gosto, com vontade e com motivação. É amando que diariamente você dá o seu melhor e capricha na felicidade.



*Os dois artigos citados são: 26 pecados cometidos por todo empreendedor e Um simples e pequeno guia para quem deseja ter um negócio próprio




|Consultora Franciane Torres| 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como fazer um PLANO DE CARREIRA simples e eficaz!

Amigo secreto da empresa?? Dicas de como participar!!

Exemplo de currículo para primeiro emprego.